"UMA VEZ POR ANO, VÁ A ALGUM LUGAR QUE NUNCA ESTEVE ANTES."
Dalai Lama
Antes de tudo confira a documentação necessária para sua viagem.
É fundamental conferir toda a documentação e exigências de cada país antes mesmo de comprar a passagem.
Meu passaporte está com validade o suficiente?
Teoricamente mesmo na validade, alguns países requerem que tenha alguns meses a mais de validade para entrar ou mesmo para tirar o visto. Por isso, se o prazo do seu passaporte está chegando ao fim e você vai viajar, fique de olho e saiba qual a validade mínima de cada país. Seguem algumas informações bem relevantes:
Estados Unidos
A lei padrão nos EUA é que o turista possua passaporte com validade mínima de seis meses além do período de permanência no país. No entanto, o Brasil é uma exceção e está entre os países que não possuem essa obrigação. Por esse motivo, brasileiros estão liberados para entrar no país norte-americano contanto que o passaporte esteja válido durante todo o tempo de permanência.
Canadá
No caso do Canadá, a situação é similar. Se já possuir o visto, basta que o passaporte tenha validade para o tempo total da viagem dentro do país. No entanto, é recomendado ter pelo menos um mês a mais para evitar problemas.
Europa
A boa notícia para quem quer viajar para a Europa é que a maioria dos países do continente segue a mesma regra. No caso, estamos falando dos integrantes do Acordo de Schengen. Este é um tratado de política de abertura de fronteira entre os participantes, mas também se refere a estrangeiros. Ele exige que o viajante de fora tenha um passaporte com três meses de validade além da data de saída da região. Estão inclusos no acordo todos os países da União Europeia (como França, Alemanha, Espanha, Itália, etc.) e três de fora (Suíça, Noruega e Islândia).
Reino Unido e Irlanda
O Reino Unido é uma das poucas exceções do acordo. Muitos podem atribuir isso ao fato da recente saída do país da União Europeia, mas, na realidade, os britânicos já possuíam suas regras próprias para entrada e saída de estrangeiros. No caso de turistas, a lei diz que é necessário somente um passaporte válido durante toda a viagem, sem necessidade de tempo a mais. Mas atenção: a Irlanda não faz parte do Reino Unido e são necessários seis meses entre a viagem e a expiração.
Austrália e Nova Zelândia
A Austrália não só é mais distante de nós como requer um passaporte com validade maior. É necessário ter seis meses sobrando antes do vencimento do documento para entrar no país. Por isso, se você pretende fazer uma viagem para lá ou passando por lá, tenha atenção nesse quesito. A Nova Zelândia, por outro lado, só requer três meses a mais na validade após o término da viagem.
Japão
Da mesma forma que a Austrália e a Irlanda, o Japão é outro país que exige que o passaporte possua no mínimo seis meses de validade após a saída do país. Isso é necessário até mesmo para quando for buscar a emissão do visto, então fique atento.
Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela, para entrarem em seu território
*Atualizado em dezembro/2022
África do Sul
Albânia
Angola
Antígua e Barbuda
Arábia Saudita
Argélia
Aruba
Austrália
Bahamas
Bahrein
Bangladesh
Barbados
Benin
Bolívia
Bonaire
Botsuana
Brunei Darussalam
Burkina Faso
Burundi
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Catar
Cazaquistão
Chade
China
Colômbia
Congo
Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia)
Costa do Marfim
Costa Rica
Cuba
Curaçao
Dominica Djibouti
Egito
El Salvador
Emirados Árabes Unidos
Equador(incluindo Galápagos) Eritreia
Eswatini (Suazilândia)
Etiópia
Fiji
Filipinas
Gabão
Gâmbia
Gana
Grenada
Guadalupe
Guatemala Guiana
Guiana Francesa
Guiné
Guiné Equatorial
Guiné-Bissau
Haiti
Honduras
Ilha de Páscoa Ilhas Pitcairn Ilhas Salomão
Índia
Indonésia
Irã (República Islâmica do)
Jamaica
Libéria
Madagascar
Malásia
Malawi
Maldivas
Mali
Malta
Martinica
Mauritânia
Mayotte
Mianmar
Moçambique
Montserrat
Namíbia
Nepal
Nicarágua
Níger
Nigéria
Niue
Nova Caledônia
Oman
Panamá
Papua
Nova Guiné
Paquistão
Paraguai
Polinésia Francesa
Quênia
República Centro-Africana
República Democrática do Congo República Dominicana Ruanda
Samoa
Santa Helena
Santa Lúcia
Santo Eustáquio* (Sint Eustatius)
São Bartolomeu (Saint Barthélemy) São Cristóvão e Neves (Saint Kitts and Nevis)
São Martinho(Sint Maarten)
São Tomé e Príncipe
São Vicente e Granadinas Seicheles
Senegal
Serra Leoa
Singapur Sri Lanka
Sudão do Sul
Suriname
Tailândia
Tanzânia (República Unida da)
Togo
Uganda
Venezuela
Wallis e Futuna
Zâmbia
Zimbábue
*Fonte: Organização Mundial de Saúde, Countries with risk of yellow fever transmission and countries requiring yellow fever vaccination (November 2022)
1. Exigência para crianças a partir de 9 meses de idade precisam do CIVP para febre amarela, com exceção a Santo Eustáquio (marcado na tabela com “*”), que exige o Certificado a crianças a partir de 6 meses de idade.
2. As exigências dos países podem ser alteradas a qualquer momento. É importante que os viajantes se assegurem das exigências do país para o qual irão viajar, consultando as informações disponibilizadas pelo Consulado ou Embaixada do país.
3. Caso haja escala e/ou conexão no itinerário, é necessário também atender às exigências dos países onde irão ocorrer as paradas dos voos.
4. De acordo com a emenda ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005) adotada pela Assembleia Mundial da Saúde na Resolução WHA67.13, a partir de 11 de julho de 2016 o período de validade de todos os Certificados Internacionais de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela passou de 10 anos para a duração por toda a vida da pessoa vacinada, inclusive para certificados já emitidos e novos certificados. Assim, a partir dessa data, os CIVP que tinham a validade de 10 anos, passaram automaticamente a valer para toda a vida, não podendo ser rejeitados pelos países signatários da Organização Mundial de Saúde, assim como não pode ser exigida revacinação ou reforço da vacina contra a febre amarela.